UM DOCUMENTÁRIO NECESSÁRIO
Diáspora: Implica a dispersão de grupos étnicos ou religiosos que abandonaram seus lugares de origem e se encontram repartidos pelo mundo. No início, o termo foi empregado para referir-se ao exílio judeu fora de Israel e após a dispersão do mesmo pelo mundo, ampliou seu significado para designar todo um povo que encontraram-se diseminados fora dos seus países de origem, a diáspora africana foi o exôdo de pessoas de origem negra e africana e dos seus descendentes para diferentes lugares do mundo, a grande maioria escravizada e levadas para o Novo Mundo, e mais tarde para o resto da América e Europa.
Este documentário é uma visão para o passado na história da cultura afro-brasileira, a as mesmas raízes e matrizes que conformaram a sua riqueza ritmica, e como nao ,a incontrolada diáspora cultural que vivem desde anos atrás, na qual já transpassaram todas as fronteiras existentes tanto geográfica, política, racial, social e religiosa. É um fato mais que tangível que o mundo se rende aos pés deste movimento percussivo, concretamente só na Espanha convivem mais de mil formações ou grupos inspirados na cultura percussiva brasileira. Nao é difícil nos encontrar com uma ”Batucada” fazendo suas aparições nas ruas, desfiles, eventos ou festas populares , como isso mais de cinqüenta encontros ao decorrer do ano convidam à imensa turma armada com seus tambores porém,
¿conhecemos realmente a razão do porquê fazemos isso?
¿De quê maneira estamos exportando esta cultura?
¿Conhecemos realmente o como e porquê dos blocos afros?
¿Respeitamos esta cultura igual que respeitariam a nossa?
¿Como eles nos vêem?
Estas e muitas mais são as perguntas que respondemos e que encontrarás neste documentário.
Estudante do último curso no conservatório superior de música de Valencia na especialidade de interpretação bateria jazz, Albert Llobell decide dedicar seu trabalho de fim de graduação a estas formações afro-brasileiras e ao fenômeno social que representam o Brasil na Europa.
Depois de conversar muito com amigos, músicos, direitores de outros blocos na Espanha e coincidir na importância de lidar com este tema dentro da nossa comunidade, a do tambor, Albert Llobell considera necessário ampliar seu trabalho com este documentário, analizar a situação atual que vive este movimento percussivo em nosso país e construir uma visão crítica de como estamos exportando a cultura afro-brasileira, e em concreto a dos blocos afro de Salvador- Bahia á Espanha e ao resto da Europa.
Albert, viajou a Salvador para encontrar-se com alguns dos mais destacados Mestres, músicos e percussionistas da cena percussiva baiana para que sejam eles quem nos contem a história de como e porquê dos blocos afro em Salvador e, como eles vêem esta atual Diáspora de sua cultura.
COMO FOI FEITO
Albert Llobell conviveu de maneira direta com algumas figuras mais relevantes dessa cultura tanto em Salvador como posteriormente na visita dos mesmos à Espanha, participa ativamente do carnaval da Bahia em 2018 com o bloco Tambores do Mundo, sob a direção de Mestres como Mario Pam ou Patinho Correia, realiza entrevistas com as personalidades dessa cidade ,músicos, dançarinos, direitores de blocos, historiadores, antropólogos, musicólogos ao mesmo tempo que é testemunho de algumas das mais impotantes manifestações artísticas que acontecem em Salvador-Bahia, através das quais define-se a identidade desse povo e a intensidade com a que vivem esta sociedade afro, palpável e visível em sua maneira de dançar, em sua religiosidade, em sua maneira de comunicar-se com o tambor, e de como atráves do mesmo cumprem funcões vitais para qualquer comunidade, desde o social ao político, do religioso ao pagão.
Mestre Jackson, um dos fundadores do Olodum,** Anderson Souza*, músico e filho de Neguinho do Samba, **Mestre Memeu, direitor do Olodum e Banda Memeu, * Gilmário Marques*, Mestre e músico durante mais 30 anos no Olodum, **Mario Pam, direitor da banda Ilê Aiyê e Tambores do Mundo, **Patinho Axé, membro do Ilê Aiyê, Tambores do Mundo, Tambores da Liberdade (França), **Mestre Gordo, Cortejo Afro, **Cesar Veloso, Mestre e ex-direitor do Malê Debalê com grande experiência em workshops pela Europa,bloco afro Idará, **Maestrinha Elem Silva, Meninos da Rocinha, **Sandra Ribeiro, Banda Didá, **Ivan Santana, Swing do Pelô, **Marivaldo Paim, Mestre do Ilê Aiyê, **Marcelo Gentil, vice-presidente do Olodum, cantor e compositor **Gerônimo Santana* ou a escritora e antropóloga Goli Guerreiro, autora do livro *A Trama dos Tambores, são alguns dos protagonistas desse trabalho entre muitos outros. Porém não são todos!! Haverão mais surpresas.
O QUE FALTA FAZER
Por outro lado, é certo que existem na Espanha e Europa muitas formações que souberam interpretar essa linguagem percussiva, formações que têem à frente pessoas que se interessam por essa cultura, que investigam e estudam os costumes e ritmos, que viajam à Bahia para beber dessa fonte e ampliar conhecimentos, pessoas preocupadas e comprometidas em conhecer mais os valores, as crenças e a formação que lhes faz ser diferentes
O conhecimento da cultura própria e a dos demais nos ajuda a aceitar diferências, estudar-las amplía a nossa visão do mundo, aprendendo com eles a apreciar e respeitar aos demais.
Pois neste ponto em que nos encontramos, depois de gravar todo material em Brasil, necessitamos a ajuda de vocês para poder produzir este documentário, poder nos deslocar por Espanha e alguns lugares da Europa para entrevistar aos direitores das escolas mais importantes, entrevistar e saber o quê pensam e opinam as pessoas daqui, conhecer um pouco mais desde de dentro, aprender juntos e gerar critícas construtivas. Todos somos parte disso, e entre todos faremos realidade este projeto, no qual não é só um documentário, senão um projeto social, educativo e de consciência coletiva, no que tantas pessoas colocaram ilusão e tempo tanto no Brasil como na Europa.
UMA WEBDOC
Diáspora não poderia ser somente um documentário.
Por um lado está o documentário longo-metragem, do qual nossa intenção é que faça um recorrido internacional pelos festivais, salas, plataformas e televisões, assim como uma estréia em Savador-Bahia, e por outro, a de construir uma Webdoc, um espaço on-line para compartilhar todo o material, entrevistas integrais sem cortes, reflexões fora de câmera, fotos, documentos e muitos mais conteúdos inéditos para que sejam vocês quem selecionem o material.
Procuramos construir um espaço de consulta on-line, atualizado, onde ir acrescentando cada vez mais conteúdos e que desta forma perdure no tempo, para que cada um de vocês elaborem uma própria imagem crítica sobre quanto vocês se refletem no projeto, obter dados específicos, comentários, e um lugar de encontro entre culturas, entre pessoas de ambos partes do atlântico.
O QUE TE OFERECEMOS
Uma grande variedade de recompensas estão ao seu alcance, porém do que estamos completamente claros é que desde menor à maior, todos são de um grande conteúdo, tanto material como emocional, realizados com grande esforço ,dedicação, carinho para que vocês desfrutem ao máximo.
Segundo interesse e contribuição podem ter acesso a tudo que propomos à continuação.
QUEM SOMOS
Natural de Santiago de Chile, residente em Salvador-Bahia,Realizador e produtor audiovisual com ampla experiência em registros sobre a cultura afro, Gabriel é nosso glocal na Bahia, assistente de produção,direção de fotográfia, e camêra-man, além de músico, percussionista e atualmente estudante de produção cultural na escola de música e tecnologia Pracatum, no bairro do Candel, Salvador-Bahia. Sem dúvidas uma peça fundamental nesta Diáspora.
Direitor e produtor audiovisual, com mais de 20 anos de experiência no setor. Nascido em Ondara (Alicante),Espanha,desloca-se a Tenerife(Ilhas Canarias),Espanha, em 2005, onde trabalha como direitor de produção em Plato del atlântico, dirigindo mais de 200 anúncios publicitários em 3 anos. Em sua volta à península, centrou sua carreira no cinema, havendo trabalhado em mais de 10 produções, todas elas britânicas , onde se destaca “Tomorrow”, um filme produzido por Martin Scorsese, e protagonizada por Stephen Fry e James Cosmo. Sua estreita relção com Albert Llobell e seu grande profissionalismo lhe vinculou a “Diáspora” como produtor deste documentário longo-metragem.
Produtor, montador e criador audiovisual. Nasceu em Girona (Catalunya) Espanha, começou suas andanças por diferentes produtoras trabalhando como produtor e ajudante de direção de clipes,spots, vídeos museísticos e longo-metragens. Com 24 anos decidiu se mudar a Madrid onde ampliou os seus conhecimentos como montador audiovisual no Instituto de Cinema de Madrid. Alí, enquanto recebía aulas de montagem, ele dirigia aulas de produção e direção. Ao mesmo tempo seguía trabalhando em diferentes projetos de publicidade, cinema, e clipes. Atualmente vive em Valencia, onde trabalha ao mesmo tempo com audiovisuais e produção de espetáculo em direto.
Carles é uma das peças fundamentais para o êxito deste documentário longo-metragem, será o encarregado da montagem, edição e tudo relacionado com a pós-produção de Diáspora.
Apaixonado pelo desenho gráfico, a ilustração e a fotográfia. Estudou desenho gráfico e industrial na
“I’Escola d’Arts d’Alcoi”. Trabalhou em estúdios de desenho, agências de branding e, especialmente com editoriais onde se especializou neste tipo de desenho.
Na atualidade trabalha como freelance para várias empresas e tem um estúdio próprio.
Grande admirador da cultura afro-brasileira, Ramón não duvidou nem um só instante em envolver-se desde o primeiro momento nesta aventura
Musico profissional desde seus 14 anos de idade, polifacético, curioso e em constante evolução. Desde a música tradicional ao jazz passando por várias orquestras e formações, Albert sempre sentiu uma atração de maneira especial pela música dos blocos afro de Salvador-Bahia e da cultura afro-brasileira.
Fundador da escola de Samba e percussão Ondarattack na qual é direitor desde 2010, e ao mesmo tempo estuda na especialidade de percussão jazz no Conservátorio Superior de Música ”Joaquín Rodrigo” de Valencia e faz atuações com músico de sessão.
Agora profundizou-se nesta aventura , a de dirigir seu primeiro trabalho audiovisual dedicado ao fenômeno social e sociológico dos blocos afro tanto no Brasil como na Europa, algo que seria impossível sem o apoio dos grandes profissionais que compoem esta equipe, com a colaboração dos grandes Mestres, músicos, direitores e como não, de todos vocês.
O QUE FAREMOS COM A AJUDA DE VOCÊS
Con vuestra ayuda conseguiremos hacer realidad este proyecto audiovisual, pero la cosa no queda ahí, si sobrepasamos el objetivo de los 10.000€ necesario para cubrir los gastos de producción, montaje, equipo humano, recompensas, etc todo lo que supere este objetivo irá destinado por partes iguales a distintos proyectos sociales y escuelas en Salvador de Bahia elegidas por los Mestres y protagonistas que aparecen en el documental. , será nuestra forma de agradecerles su sabiduría, su tiempo y dedicación a este trabajo, y al que realizan día a día en Bahia, todos los entrevistados han accedido a participar de este proyecto desinteresadamente.
CALENDÁRIO DE PREVISÃO
ROTEIRO
O documentário completará seu roteiro na España com a financiação obtida nesse crowdfunding, entre os mêses de Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019.
Vocês estarão pontualmente informados de como vão acontecer as entrevistas, diálogos e oferecendo-os alguns avanços em vídeo e imagens através das nossas redes sociais, porém isso não é tudo!! Convidaremos vocês a participar em alguns dos roteiros ou eventos relacionados e formar parte desta Diáspora.
MONTAGEM
A montagem deste documentário dá continuídade à partir de Fevereiro de 2019. Será um processo longo e delicado , no qual vamos construir um filme e catalogaremos todo o material que se empregará na webdoc.
Após procederemos com a pós-produção do documentário longo-metragem com todo esse material gravado tanto em Salvador-Bahia como na Espanha (edição, montagem, subtitulos e cores) e começaremos o processo de construção da webdoc.
Diáspora será subtitulada em vários idiomas.
ESTREIA
Diápora, da cultura percussiva da Bahia se apresentará em um evento que vai ser celebrado em Ondara, Alicante, na primavera do ano que vem. A assistencia para este primeiro passe público será um dos premios destacadas do projeto em que oferecemos diferentes maneiras de participar, será um grande evento com convidados , música, cocktail e entrega de recompensas.
Imediatamente daremos início a nossa viagem a Salvador-Bahia para que Diáspora seja apresentada lá também, junto aos protagonistas , e dessa maneira poder fazer a homenagem que eles merecem mediante a este documentário longo-metragem, ao mesmo tempo que vai se produzir um encontro entre Mestres e músicos que participaram deste projeto para seguir discutindo, construíndo juntos , e forjando um futuro enriquecedor desta Diáspora cultural.
WEBDOC
Esse grande arquivo de imagens e entrevistas estará disponível pouco depois da estréia do documentário na Espanha.
Desde o primeiro momento ofereceremos aos clientes que hajam adiquirido, um acesso prioritário para a navegação por todo conteúdo e material gerados durante o roteiro ( diálogos e entrevistas integral,audios, fotos e conteúdo extra) catalogado segundo conteúdos.
Esta Webdoc será para sempre!!, mantendo atualizada seu conteúdo com as investigações e seguintes entrevistas que o autor e direitor Albert Llobell seguirá realizando, tanto no Brasil como na Europa. Terás acesso ao trabalho de investigação pelo qual surgiu este documentário longo-metragem, o trabalho final de titulo que o autor defenderá no próximo mês de Julho de 2019 no Conservatório Superior de Música “Joaquín Rodrigo” de Valencia.
Esta Webdoc pretende ser um ponto de encontro , um lugar de consulta em constante evolução e construção, e uma ponte direta entre Salvador e Europa, e um lugar onde encontrar tudo está relacionado com essa cultura percussiva. Uma ponte direta entre culturas.
ENTREGA DE RECOMPENSAS
No verão do próximo ano completaremos o envio físico de premios para os clientes que hajam solicitado. Desta maneira vamos dar por terminada uma parte importante desse projeto, conseguir que esse documentário seja completamente de todos vocês.
28 comments
If you are already a sponsor, please Log in to comment.
Jose
Hola, se sabe algo de cuando se recibirán las recompensas? Gracias
catscity
Hola de nuevo! Siento la lata, pero estoy deseando ver el proyecto, ya que no pude ir al estreno el 2 de noviembre... Pense que al haber rellenado ya el formulario de envio las copias se recibirian en breve pero han pasado 4 meses sin mas noticias... ¿alguna actualizacion sobre cuando se recibiran las recompensas? GRACIAS X EL PROYECTO!
Terra Cultura La Marina
Author
hola catscity, enviamos no hace demasiado enviamos un correo informando de la situación actual del proyecto, previsión de estreno y entrega de recompensas, revisa tu bandeja de entra, o la carpeta de spam, y si no lo has recibido, nos lo haces saber por favor. gracias por tu interés.
nuestra previsión inicial se ha demorado, pero os aseguramos que la espera valdrá la pena.
y el documental aun no ha sido presentado oficialmente, solo algunas previas como en Percumon, Requebrasil y en breve en Musicorp.
Gracias por vuestra paciencia y comprensión , seguimos trabajando para ofreceros la mejor calidad tanto en contenido como en calidad.
nos vemos en breve!!
catscity
Que se sabe de las recompensas? El plazo ya ha expirado...Se llego a estrenar en Ondara?
Carnabulia
Festival Carnabulia también ha querido aportar su granito de arena!! 💪💪💪
Pablo Ballesteros val
Un buen proyecto para los que nos apasiona la música brasileña
Mireille Linger
Beautifull project, success!
Kalango - Brazilian Instruments
We are happy to support this amazing project. Boa sorte!
Ashabá
Todo nuestro apoyo y enhorabuena por la iniciativa. Ojalá lleguéis a los 10.000 y podamos ver pronto el documental.
Pan de Azúcar Percusión
Fantástico proyecto!! Todo el apoyo ;)