Sobre o projeto: Nossas motivações
No BIDAR, desejamos fazer parte de um movimento global que colabora na construção de uma sociedade mais saudável, amorosa e compassiva. Neste projeto nosso principal objetivo é criar material educativo para conscientizar mães e pais de família, cuidadores, educadores e tutores para a importância de conhecer as diferentes ferramentas que meninas e meninos podem aprender e desenvolver para sua própria proteção e bem-estar.
A violência e o abuso de menores são um problema social maior do que muitos imaginam, incrivelmente alastrados e diversificados, é fundamental que nos reconheçamos como figuras-chave na sua prevenção.
Desejamos contagiar e convidar pessoas comprometidas com a mudança social a colaborar coletivamente na promoção do bem-estar infantil.
Queremos meninas e meninos felizes, saudáveis e livres do abuso!
Ajude-nos a criar material claro e prático para alcançar esse objetivo.
Como vamos conseguir isso?
“A turma da casa da árvore” é um conto infantil que busca ressaltar as habilidades grandiosas que meninas e meninos são capazes de reconhecer em si mesmos e desenvolver. Temos focado nossos esforços em fomentar qualidades de autocuidado, amor próprio, autoestima, aceitação e segurança na infância.
As ilustrações do conto serão realizadas pela designer Stephanie H. Garza. Aqui uma amostra de seu belo trabalho, te apresentamos a primeira integrante desta aventura.
A turma é composta por três meninas e três meninos que são os protagonistas do conto. Cada personagem representa um tema essencial na prevenção de qualquer tipo de violência na infância.
A turma da casa da árvore é uma ferramenta projetada para gerar diálogo, guiar e informar as crianças sobre seus direitos.
O conto promove ainda qualidades como bondade e empatia, e nos propusemos a compartilhar a visão da diversidade e de nossas diferenças como uma riqueza.
Aprendendo a guiar
O desenho do conto foi realizado junto com a elaboração de um "Manual para adultos: como prevenir a violência física, emocional e sexual em menores?", dirigido a mães e pais de família, educadores e pessoas interessadas em contribuir para o desenvolvimento saudável de meninas e meninos. O manual compartilha as principais recomendações para fortalecer a confiança em menores, assim como oferece um resumo das considerações que se devem ser lembradas quando se deseja promover o bem-estar na infância. De igual modo, o manual representa um guia para acompanhar a leitura do conto e enriquecer a experiência com uma adequada comunicação.
Vamos juntar as nossas forças
O texto original em espanhol será traduzido em seis idiomas: catalão, inglês, alemão, francês, português e crioulo cabo-verdiano. A versão digital do conto poderá ser solicitada em qualquer um dos idiomas mencionados.
A versão em crioulo cabo-verdiano será promovida pela Me. em Educação Célia Artemisa G. R. Miranda, quem colaborará com a divulgação do material de forma gratuita em Cabo Verde.
Nosso desejo mais profundo é realizar um trabalho de qualidade que alcance um impacto positivo em diversos contextos e em um número significativo de meninas e meninos. Por esta razão, uma vez finalizado os desenhos e a edição do material, comprometemo-nos com a sua correta e justa divulgação. Vamos fazer juntos!
Sobre as recompensas
Muito obrigado por ter chegado a esta seção, compartilhamos as formas que pensamos para expressar nossa enorme gratidão.
Todas as recompensas consideram: Nome nos agradecimentos de ambos os materiais (conto e manual). Ficaremos muito felizes em compartilhar os nomes de todas as pessoas que tornaram esse objetivo possível.
Conto: A turma da árvore (versão digital). Seis idiomas para escolher: espanhol, catalão, inglês, português, francês e alemão.
Manual para adultos: Como prevenir a violência física, emocional e sexual em menores?(versão digital). Quatro idiomas para escolher: espanhol, inglês, português, e francês.
Slide A5 com agradecimentos dedicados e ilustração do conto (pdf). Será enviado no idioma em que o material foi solicitado.
Oficina de prevenção de violência física, emocional e sexual infantil em uma comunidade de risco + Slide A5 Agradecimento personalizado com ilustração e fotografia da oficina realizada (pdf).
As oficinas serão realizadas em instituições educativas de poucos recursos, orfanatos ou centros de proteção infantil. Uma vez finalizada cada oficina, as meninas e os meninos participantes serão convidados a aparecer em uma fotografia que eles sabem que será enviada a uma pessoa especial, com ela um slide de agradecimento será projetado para a pessoa que tornou possível essa oficina em específico.
Quem somos?
Lorena de la Vega Falcón (Guadalajara, 1992), sou formada em Psicologia. No ano de 2017 iniciei o desenho e o planejamento de um projeto comprometido com o cultivo do bem-estar social, que se consolidou com o nome de BIDAR project, que busca resignificar o modo como nos relacionamos com nós mesmos e com o nosso entorno. Os primeiros passos foram com o propósito de promover direitos humanos e, para isso foram realizados cursos e conferências nas comunidades educativas para conscientizar para a importância de qualidades como empatia, altruísmo, cooperação e respeito.
Entre os anos de 2013 a 2017 tive a oportunidade vivenciar experiências acadêmicas e profissionais em diferentes países, entre eles Brasil, Argentina, Espanha - e suas Ilhas Canárias -, graças a elas tive a sorte e o privilegio de conviver com belíssimas pessoas que me ensinaram muitas das coisas que eu defendo hoje.
Durante a minha formação, descobri a paixão por conhecer novas cosmovisões, novas culturas e novas formas de amar a vida. Viajar tornou-se para mim numa fonte maravilhosa de experiências enriquecedoras.
Por último, é de suma importância destacar que o presente projeto não seria possível sem o apoio e a colaboração valiosa de pessoas incríveis que dedicaram seu tempo e esforço para esse objetivo. Muitíssimo obrigada a todos!
Para o quê destinaremos vossas contribuições
As contribuições recebidas serão utilizadas de forma aproximada do seguinte modo:
42% Desenho de ilustrações.
22% Edição dos dois materiais.
17% Assessoria jurídica.
12% Atualização de material para oficinas de prevenção.
7% Comissão Verkami + IVA e transações bancárias.
Calendário previsto
Uma vez alcançado o objetivo da campanha, necessitaremos aproximadamente de 10 semanas para realizar o envio das diferentes recompensas na versão digital.
As oficinas de prevenção serão realizadas dentro de um prazo máximo de 2 meses após a conclusão da campanha, o envio do slide de agradecimento neste caso será recebido 4 dias após ter sido realizada a oficina.
3 comments
If you are already a sponsor, please Log in to comment.
Aleix Badia Vila
Ya está cerca! Un abrazo!
Elsa Lorena
Mucho éxito!!
Jonascfischer
Suerte con el proyecto! Saludos de Alemania