❗️Para poder utilizar Verkami debes hacerlo desde otro navegador. Instala o entra desde: Microsoft Edge, Chrome o Firefox. Microsoft ha dejado de actualizar el navegador Internet Explorer que estás utilizando y ha dejado de ser compatible con la mayoría de sitios web.

Leandro Lamas. Umha mao de pintura

Livro homenagem a um dos ilustradores galegos mais (re)conhecidos e generosos com os movimentos sociais da Galiza.

AGAL

Un proyecto de

Categoría

0
segundos
275
Aportaciones
8.810€
De 4.500€
Aporta al proyecto

Escoge tu recompensa

O apóyalo con una donación

Aporta sin recompensa
Haz una donación altruista al proyecto porque simplemente quieres ayudar a hacerlo realidad:

SOBRE O PROJETO

Com este livro queremos fazer uma homenagem a um dos ilustradores galegos que mais contribuiu a ajudar os movimentos sociais na Galiza. Com esta obra Leandro Lamas ficará ainda mais perto de nós.

Um livro que recolhe uma representação da obra artística do versátil Leandro Lamas, com as suas aguarelas, óleos, murais, cenografias, bem como outras criações com fotografias a toda cor.

Um livro para conhecer melhor a obra de Leandro Lamas e começar a compreender as suas motivações, temas, técnicas e curiosidades.

Um livro com parte da Galiza imaginada por Leandro Lamas.

SOBRE AS RECOMPENSAS

Alcançamos o objetivo de 4500 euros. O novo objetivo, de 5500 euros, tem como meta que o livro tenha capa dura e um papel de maior qualidade.

Atingimos o objetivo de 5500 euros. O seguinte objetivo será 6.500 euros e, no caso de ser alcançado, todas e todos os mecenas receberão autocolantes ligados à obra de Leandro Lamas

A recompensa central é o próprio livro que será assinado polo autor com os portes de graça.

Existe um pack de 5 e de 10 exemplares com desconto.

Uma recompensa associada é uma lâmina com um obra do autor, em A4 e A5, também assinada por Leandro Lamas.

A4

A5

A QUE VAMOS DESTINAR OS VOSSOS CONTRIBUTOS

Destinaremos o dinheiro arrecadado a aumentar os orçamentos e, consequentemente, a qualidade do produto (fotografia, diagramação, papel, capa). Igualmente, queremos produzir lâminas específicas que acompanhem a publicação.

Também será destinado para as despesas e deslocamentos dos eventuais lançamentos polo país.

Finalmente, precisamos cobrir gastos de campanha (envio, comissões da plataforma, gestão, etc.).

CALENDÁRIO PREVISTO

A obra está em processo de produção e o nosso desejo é ser enviado em finais de dezembro/começos de janeiro ajudando o Apalpador nas suas íngremes tarefas.

SOBRE NÓS

Através Editora é o selo editorial da Associaçom Galega da Língua (AGAL) e difunde a produção de autorxs da Galiza em galego internacional. O próprio nome, Através, indica uma vontade de ultrapassar a fronteira política, e muitas vezes mental, que separa a Galiza do resto da Lusofonia.
Clica aqui para aceder ao nosso site

+ INFO

Facebook: Leandro-Lamas-Pintura
Instagram:@leandrinholamas

AUTORES.

Retrato da autoria de Ignacio Hernández.

Leandro Lamas, 1973. É, com certeza, um dos melhores ilustradores da Galiza. Dedicado, desde 1998, ao mundo da pintura, participa em exposições (nacionais e internacionais), murais, livros, discos musicais, etc. O seu estilo naïf caracteriza-se pela vivacidade das cores e o emprego de certos elementos como o sol, o campo, o mar ou as árvores. Possui uma obra muito extensa, totalmente pessoal e reconhecível, sendo que o seu estilo enche de alegria os ambientes.

Séchu Sende [Autor do prólogo e ideólogo da edição] Padrom, 1972. É poeta e narrador, sociolinguísta, ativista social e domador de pulgas no ‘Galiza Pulgas Circus’. A sua obra Made in Galiza foi traduzida para o curdo, o turco, o catalão, o euskera. Os seus textos convertem-se em canções, obras de teatro, lemas de camisolas, curta-metragens ou campanhas de publicidade social. Também escreve textos de guerrilha da comunicação, manifestos da Resistência, listas da compra e palavras como tattoos nas mãos das suas duas filhas.


Ilustração do Ernesto G. Torterolo. Desconhecido. Berlai

Xiao Berlai [Editor] É músico e professor no Ensino Secundário em Dodro, onde ensina música, alegria e rebeldia. Formou e forma parte de grupos como Fia na Roca, Pesdelán, Vai trío…

Berlai é o seu projeto pessoal, onde o universo sonoro nasce da Galiza rururbana, verças nas hortas das cidades, ou milho com fitas de balizamento policial. Por outro lado, é Presidente da CMVMC de San Miguel de Costa em Róis, onde trabalha por um monte vivo e democrático junto à vizinhança. É membro da AGAL e da Através Editora.

Charo Lopes (Boiro, 1988) [Autora das fotografias] Estudou jornalismo, fotografia e um mestrado de literatura. Publicou dous poemários: De como acontece o fim do mundo (2016) e Álbum (2020) e participou em algumas obras coletivas. Poemas seus foram traduzidos para o euskera, o finlandês e o inglês.

Traduz e escreve textos por encarga, outros sem encarga. É a diretora do Portal Galego da Língua. Fai parte do conselho de redação do Novas da Galiza. Em umaqualquer.com retrata senhoras.

Xaquín Marín [Autor do prólogo]. É um dos pioneiros da banda desenhada galega e um dos ilustradores mais importantes da nossa história, alem de autor de cartazes, muralista e humorista gráfico. Tem livros de BD já clássicos, como ""Dos pés á testa" e colaborou com publicações como "Teima", "A Nosa Terra", "Das Kapital", "Can sen dono", "Golfiño".

Xaquín Marín é um artista comprometido com a sua terra e o seu tempo, defensor da língua galega, da natureza e da justiça social. É o diretor do Museo do Humor de Fene, um dos museus principais do nosso país.

E, ainda, Xaquín Marín foi mestre de Leandro Lamas. Leandro assegura que, se Xaquín não se tivesse cruzado no seu caminho, certamente não chegaria a ser pintor.

Preguntas frecuentes

  • Pode aparecer nos créditos o nome que eu escolher?

    Com certeza. Quando se conseguir o objetivo, vai chegar-te um formulário para colocares duas informações: a) o nome que queres que apareça nos créditos, b) o endereço físico para enviarmos a recompensa.

  • Que lâminas formam parte das recompensas?

    Há uma lâmina A5 e uma lâmina A4. São as que aparecem no lado esquerdo da página Web. A A4 é um grupo de mulheres entrelaçadas e a A5 uma mulher sobre um cavalo-marinho.

  • Como vai ser o formato do livro?

    Por volta de 120 páginas no formato 22x22 mm impresso a 4/4 em papel offset Couché silk 135 grs e acabamento brochado com os cadernos cosidos a fio e colados à capa. Capa dura com badanas, impressa a 4/0 cores e plasticização mate em cartolina cromo de

    250 grs.

¿Tienes alguna otra duda o pregunta?

Pregunta al autor/a

30 comentarios

Si ya eres mecenas, Inicia sesión para comentar.

  • Lnacs

    Lnacs

    un año

    Livro recibido! É precioso! Será posibel mercalo nas livrarías en breve?

  • AGAL

    AGAL
    Autor/a

    un año

    Caro Alejandro, acaba de sair um email a indicar que o livro foi enviado para a gráfica e quais serão os passos seguintes.

  • Alejandro

    Alejandro

    un año

    Cando chegará??

  • Ana Vigo

    Ana Vigo

    más de 1 año

    Estou desexanfo telo nas mans

  • Sergio

    Sergio

    más de 1 año

    Poeta visual

  • Coté

    Coté

    más de 1 año

    Moi boa e merecida idea! Parabéns Leandro!!

  • Coté

    Coté

    más de 1 año

    Moi boa e merecida idea! Parabéns Leandro!!

  • ÁNGELA

    ÁNGELA

    más de 1 año

    Parabéns e grazas a moreas!!! 💖💖💜💜💚💚💙💙❤️❤️

  • Yolanda

    Yolanda

    más de 1 año

    Enhorabuena por este maravilloso libro.

  • Charo Bañobre

    Charo Bañobre

    más de 1 año

    Moita sorte!!

#14 / Difundir em redes sociais o vosso livro

Caras e caros mecenas:

Agora que já tendes o livro na casa, se tiverdes vontade de ajudar-nos a divulgá-lo, agradecemos imenso publicardes nas vossas redes sociais alguma foto com ele, e etiquetardes as redes sociais da editora, para poder fazermos eco também. A Através está no Facebook, no twitter e no Instagram.

E se nom estiveres nas redes sociais mas queres contribuir com a foto do teu livro nas mãos, podes encaminhá-la polo email para [email protected] e publicamo-la nós.

Depois, lembro os pontos de recolhida nas cidades. Lá estão à vossa espera os Leandros. Para qualquer consulta a este respeito, enviai um email para [email protected]

Santiago de Compostela: Livraria Lilith.

Vigo: livraria Cartabón

Corunha: Livraria Sisargas.

Ourense: Livraria Eixo.

Ferrol, Narom, Fene e Neda. Escola da Vaca.

Lugo. Livraria Trama.

Ponte Vedra. Livraria Paz.

#13 / Estampas Galegas. Xiao Berlai & Leandro Lamas

Caras e caros mecenas:

Está a decorrer um crowdfunding com um livro-CD que recolhe música, pequenos relatos e ilustrações do Leandro Lamas sobre a Galiza de hoje com banda sonora de Berlai.

Cada Estampa, em homenagem ao Cousas de Castelao, consta de três partes:

1- Um pequeno relato (pré-texto) que introduz o tema.

2- Uma ilustração do Leandro Lamas inspirada pola música e polo relato.

3- A canção e a letra da mesma.

Depois, se alguma pessoa não recebeu os livros de Leandro Lamas, e não morar numa cidade galega, pode pôr-se em contacto connosco no email [email protected]. Se morar numa cidade, os livros estão esperando ansiosos para serem recolhidos. Não os fagades sofrer.

#11 / Livros assinados

Caras e caros mecenas:

Hoje, dia 17, os 277 livros foram assinados, bem como todas as lâminas. Segunda-feira, dia 20, se nada se torcer, os livros irão para aos pontos de recolhida nas cidades galegas e, no resto dos casos, para os endereços postais.

Já nos comentaram de alguns pontos de recolhida que teriam recebido mecenas mas é preciso um pouco de paciência, tudo tem os seus tempos. Dia 21, e melhor 22, pode ser o dia zero para ir recolhê-lo.

O Leandro ficou muito satisfeito com o livro. Oxalá vós também.

A equipa
A equipa

A primeira assinatura
A primeira assinatura

Uma das últimas
Uma das últimas

#10 / Datas finais.

Caras e caros mecenas:

Eis o cronograma:

a) O livro sai do armazém da gráfica nesta sexta

b) Chega a Compostela na terça dia 14

c) Na sexta, dia 17, Leandro Lamas tem maratona de assinaturas.

d) Entre sábado e segunda saem os livros para os pontos de recolhida e para as moradas.

e) Em conclusão, as pessoas que apanharem o livro nos pontos de recolhida, a priori, dia 21, deveriam estar ali. No caso dos envios polos correios é mais imprevisível, pode ser nesse mesmo dia ou uma semana depois.

Junto imagens que nos enviaram da gráfica do esqueleto do livro.

Grande abraço e boas leituras

Equipa editorial

#09 / Locais de recolhida em cidades

Olá, caras e caros mecenas

Gostava de dizer que, se nada se torcer, dia 10 teremos os livros e o Leandro estará a assiná-los mas, como talvez se torça, melhor não digo nada.

No caso das cidades (e a comarca de Ferrol) vamos ter pontos de recolhida. A motivação é que os Correios tem um índice de erro por cima do ideal. Ao se tratar de um livro assinado, um reenvio torna-se complexo. Se alguma pessoa não morasse numa cidade, mas não tivesse problema em recolhê-lo nalgum dos locais que indicamos, por favor, que envie email para [email protected].

Eis os locais:

Santiago de Compostela: Livraria Lilith.

Vigo: livraria Cartabón

Corunha: Livraria Sisargas.

Ourense: Livraria Eixo.

Ferrol, Narom, Fene e Neda. Escola da Vaca.

Lugo. Livraria Trama.

Ponte Vedra. Livraria Cao.

Depois, quanto às lâminas, fizemos provas de impressão com as que apareciam como recompensa mas o resultado não era 100% ideal, polo que decidimos imprimir outras imagens que sim o ofereciam.

leer más

#08 / Quase saindo das gráficas

Olá, caras e caros mecenas:

Antes de mais agradecer a vossa paciência. A causa da demora é que a gráfica onde vamos imprimir tem problemas com a "grande máquina". É lástima porque se assim não fosse, o livro já estava nas vossas mãos. A previsão que nos deram foi que enviam no dia 9 de março. A ideia é, nos dias seguintes, o amigo Leandro afinar os músculos da mão com assinaturas.

Nos próximos dias informaremos dos locais citadinos para recolherdes a recompensa no caso daquelas pessoas que residam nas cidades galegas.

Um abraço e um pouco mais perto da meta

Valentim Fagim / Através Editora

#07 / O micromecenato concluiu, agora só resta...

... responder às expetativas.

O livro está em processo de edição e o nosso objetivo é que entre em gráficas em finais da próxima semana e que saia do prelo nos primeiros dias de 2023.

Umas poucas pessoas ainda não preencheram o formulário com os dados do endereço físico. Agradecíamos a rapidez para podermos incluir, quando for preciso, os nomes certos nos créditos.

No caso das localidades com mais mecenas, vamos fornecer uma livraria ou um local comercial para que as pessoas recolham as recompensas. Desta forma evitamos possíveis extravios com os correios. Contactaremos as pessoas dessas povoações para darmos as indicações.

Pessoal, um muito obrigado em nome da equipa e do caro Leandro Lamas.

#06 / E alcançamos os 6.500

Caras e caros mecenas:

Pois é, superamos essa fronteira. Para além dos autocolantes para vós, o livro vai passar das 100 para as 120 páginas, auspiciado polo bom desempenho deste micromecenado

Um muitíssimo obrigado

Equipa editorial

#05 / Alcançamos os 5.500, portanto, capa dura e papel de mais qualidade

Caras e caros mecenas:

O segundo objetivo foi atingido. O prometido é devido, e o livro terá capa dura e um papel de mais qualidade.

O seguinte objetivo será 6.500 euros e, no caso de ser alcançado, todas e todos os mecenas receberão autocolantes ligados à obra de Leandro Lamas.

Grande abraço e muito obrigado

Equipa editorial

#04 / O meu Leandro. Tens uma obra de Leandro Lamas? Grava um pequeno vídeo

Caras e caros mecenas:

Para difundir melhor o livro de Leandro Lamas, estamos colocando nas redes sociais vídeos de pessoas a falar, 30 segundos, dalguma obra que possuam do autor.

Começamos com este do Séchu Sende:

https://youtu.be/B4o5Y-zri2k

Se tiveres uma obra de Leandro Lamas, e uns instantes para gravares um vídeo assim, agradecíamos imenso. No caso de quereres que o divulguemos nas nossas redes sociais, podes enviar-no-lo.

Boas leituras

#02 / O objetivo foi atingido. Pensemos em novas metas

Caras e caros mecenas:

Em 15 dias o objetivo foi atingido. Isto mostra que Leandro Lamas tem muitos adeptos da sua arte e da sua pessoa.

Colocamos um novo objetivo de 5500 euros que terá como finalidade que o livro tenha capa dura e um papel ainda de maior qualidade.

Ora, no caso de conseguir esse objetivo, que outros metas poderíamos traçar? Agradecíamos imenso as vossas sugestões.

Equipa coordenadora de Umha mao de pintura

Utilizamos cookies propias esenciales para poder ofrecer nuestro servicio y de terceros para poder conocer el uso de la página. Política de cookies